Foram iniciadas no dia 21 de janeiro de 2020, as atividades de atendimento do 1º Centro de Saúde construído por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), o Centro de Saúde Cabana. Dezenas de moradores da região de abrangência do Centro de Saúde estiveram na unidade para conhecer as instalações e dar prosseguimento aos atendimentos de rotina, anteriormente feitos em outra unidade. “Ficou realmente muito bonito. Show de bola. Escadas amplas, com antiderrapante. Muito boa a estrutura”, conta Derly Marques, usuário da unidade, enquanto aguarda para ser atendido.

O prédio, construído por meio da PPP, é resultado de uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) juntamente à SPE Saúde BH, empresa da Transpes.  Na PPP, a SPE Saúde BH fica responsável pela construção da unidade de saúde e a posterior prestação dos serviços de limpeza, manutenção e conservação, enquanto a Prefeitura cuida de toda a parte médica e assistencial. “Achei lindo, maravilhoso. Um trabalho muito bem feito, até diferente do restante do bairro”, relata Ana da Silva, usuária do novo Centro de Saúde.

O primeiro Centro de Saúde da PPP possui recepção, áreas administrativas, consultórios para as Equipes de Saúde da Família, farmácia, salas de espera, coleta e vacina, além de salas de observação, curativos e higienização. O projeto inclui também consultórios odontológicos, sala multiuso, copa, sala de estar, vestiários e sanitários, espaços para os agentes comunitários e destinados ao controle de epidemias. Todos os espaços já se encontram em pleno funcionamento, disponibilizando uma boa condição de atendimento para os funcionários da saúde e um bom ambiente para os usuários.