As obras dos novos Centros de Saúde de Belo Horizonte seguem a todo vapor. Iniciadas em 2019 e com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2022, hoje já são cerca de 300 mil habitantes contemplados com uma estrutura ampla e confortável para profissionais e usuários.

O projeto faz parte do pacote de obras que estão sendo realizadas pela empresa Saúde BH, concessionária que integra a Parceria Público Privada com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com a finalidade de construir 40 novos centros de saúde para o município. Além da construção, também serão realizadas pela Saúde BH a manutenção e a conservação dos Centros de Saúde, cabendo à prefeitura a administração dos serviços de atendimento à comunidade.

Todos os centros de saúde têm o espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. A nova estrutura possui recepção e espera, áreas administrativas, consultórios para as Equipes de Saúde da Família, farmácia, salas de coleta e vacina, além de salas de observação, curativos e higienização. Também contam com 17 consultórios (entre eles odontológicos e ginecológicos), sala multiuso, copa e sala de estar, vestiários e sanitários, além de espaços para os agentes comunitários e equipe de zoonoses, destinado ao controle de epidemias.

Toda a construção foi executada com tecnologias sustentáveis, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização, proporcionando para a população e trabalhadores um ambiente com mais conforto, com ambientes acolhedores e humanizados.