A Central de Materiais Esterilizados e Laboratório (CME e LAB) está sendo construída pela SPE Saúde BH, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, resultando na unificação de quatro Laboratórios Regionais, um Laboratório Municipal de Referência e de outras CMES de BH.
A nova unidade irá atender a população com ambiente moderno e tecnologicamente avançado, possuindo salas de esterilização, armazenamento e distribuição de materiais, laboratórios de hematologia, parasitologia, imunologia, bioquímica e outros.
Localizada no bairro União, a obra já dispõe de sistema de climatização, infraestrutura hidrossanitária e inicia as instalações elétricas.
Tida como um marco na parceria entre a Saúde BH e a PBH, essa edificação e outras da SPE são marcadas por ações sustentáveis e de excelência em todo o processo da obra. Como, separação de resíduos para destinação adequada de acordo com o que é exigido nas normas ambientais.
Uma das implementações internas é o piso vinílico, que tem na composição PVC, podendo ser reciclado várias vezes, contribuindo para a sustentabilidade do material.
Já os andamentos na área externa são notados na última etapa da terraplanagem, a retirada do muro antigo para instalação do gradil e execução da infraestrutura elétrica e hidráulica. Um dos diferenciais da Central de Materiais e Laboratório é o revestimento de porcelanato ao redor do prédio. Evitando uma manutenção recorrente e possíveis desgastes do clima, como chuva e sol.
Em breve, as atividades de plantio de grama serão retomadas. Como forma de estabelecer uma barreira natural, impedindo que a água da chuva e o vento levem a camada superficial do solo, além de prevenir possíveis erosões nos taludes, por exemplo. Sob o modelo de Parceria Público-Privada, o CME tem previsão de ser entregue no fim de setembro de 2025, em seguida, estará sob responsabilidade da prefeitura de Belo Horizonte.


