Parceria público-privada já entregou 48 unidades na cidade

O modelo construtivo dos novos Centros de Saúde de Belo Horizonte recebeu um reconhecimento internacional pela rapidez da obra e pela qualidade de suas unidades. O prêmio Global Best Projects na categoria Health Care foi concedido pela revista especializada norte-americana ENR e é considerado o “Oscar” da engenharia mundial. Construídos em modelo de Parceria Público-Privada (PPP), o projeto que em 2019 uniu a Prefeitura de Belo Horizonte e a SPE Saúde BH já entregou à capital mineira 48 Centros de Saúde em parceria de construção com a Odebrecht Engenharia e Construção.

“Estamos muito honrados com esse prestigioso prêmio e em poder mostrar para o mundo a excelência das técnicas construtivas utilizadas em Minas. O projeto de engenharia se diferenciou por ser mais rápido de construir, mais fácil de conservar e mais econômico de conduzir. Esse modelo construtivo tem vantagens reais de manutenção, além de melhor custo-benefício, podendo ser replicado em outras edificações para beneficiar ainda mais pessoas”, afirmou João Mário Martins, diretor-presidente da SPE Saúde BH.

A metodologia inovadora de construção utilizada e agora premiada é a Light Steel Frame. É caracterizada pela instalação de fácil execução, com fechamento por paredes de gesso acartonadas e/ou placas cimentícias. A tecnologia é também mais sustentável, pois utiliza menos água e materiais do que outras técnicas de construção e facilita os serviços de conservação e infraestrutura.

Sobre o Projeto em Modelo PPP

Cada Centro de Saúde de Belo Horizonte construído em PPP é capaz de acomodar até oito equipes de saúde da família, e ocupa uma área construída que é superior a 50 mil m2. Hoje, mais de 800 mil belo-horizontinos são beneficiados pelo projeto.

A parceria público-privada entre PBH e SPE Saúde BH também abrange serviços de limpeza e conservação, manutenção predial, segurança patrimonial e engenharia clínica, fornecendo e mantendo mobiliários e equipamentos. Permite que o setor público concentre seus recursos no atendimento médico à população, enquanto o setor privado viabiliza o trabalho dos profissionais da saúde e assegura conforto a pacientes, colaboradores e todos que usufruem dos Centros.

Os serviços prestados pela SPE Saúde BH são avaliados mensalmente por uma entidade verificadora independente. São analisados dezenas de indicadores pré-definidos, que julgam desde infraestrutura, a engenharia clínica, até satisfação dos usuários. As notas obtidas nessas avaliações são utilizadas como fundamento para determinar a remuneração da empresa em contrato. Desde 2021, a SPE Saúde BH tem obtido notas acima de 95% nessa análise externa. Essa governança rigorosa assegura que o parceiro privado seja recompensado com base na qualidade da sua entrega e na eficiência de seu atendimento aos usuários durante a concessão dos serviços, que é de 20 anos.

FONTE: https://viralizabh.com.br/construcao-dos-centros-de-saude-em-belo-horizonte-recebe-premio-internacional/