A meta da campanha deste ano é arrecadar um volume superior a 500kg de lacres para comprar cinco cadeiras de rodas

O desafio está lançado: arrecadar mais de 500kg de lacres de latinhas de alumínio para comprar cadeiras de rodas e beneficiar instituições sociais e pessoas em situação de vulnerabilidade social com mobilidade reduzida. O tempo já está correndo, e os doadores terão até o mês de novembro para cumprir essa missão, que contribui com o Lacre do Bem, associação conduzida com o apoio de voluntários, escolas e empresas parceiras por todo o Brasil.

Para cada cadeira de rodas, são necessários 352.800 lacres, equivalentes a 105kg, que enchem 140 garrafas pet de 2 litros. O Lacre do Bem arrecada o material, realiza o processo de beneficiamento manual, armazenagem, transporte e venda para a indústria de reciclagem, viabilizando a compra das cadeiras de rodas que beneficiam pessoas com deficiência e entidades filantrópicas de várias partes do país.

As empresas de Parceria Público-Privadas, Inova BH e a Saúde BH são um ponto de apoio permanente da associação e colabora com o projeto desde 2019, lançando o Desafio do Bem para participar, de forma ativa, das ações focadas em promover a inclusão social de pessoas com mobilidade reduzida. A campanha deste ano convoca os mineiros a arrecadar 525kg de lacres que viabilizarão a compra de cinco cadeiras. A empresa assumiu o compromisso de doar, no mês de dezembro, os lacres arrecados durante o período do Desafio do Bem e comprar o dobro do número de cadeiras, caso a meta seja atingida.

Lacre do Bem

Alinhada com a Agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a associação Lacre do Bem colabora para cumprir as metas de “Erradicação da Pobreza”, “Saúde e Bem-Estar”, “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e “Consumo e Produção Sustentáveis” – quatro dos 17 objetivos propostos pelas Nações Unidas para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima.

A história da associação em Minas começou em 2013, com o olhar sensível da fundadora do Lacre do Bem, Julia Macedo, na época com nove anos de idade. Ao visitar uma creche, com várias cadeiras de rodas quebradas, a menina se sentiu motivada a ajudar as crianças, mobilizando familiares, amigos e a população de BH.

A determinação para mudar aquele cenário, combinada com a informação de que seria possível trocar 140 garrafas pet de 2 litros, cheias de lacres, por uma cadeira de rodas, marcava o início de um projeto transformador. A campanha deu certo e cresceu beneficiando centenas de pessoas e entidades. Hoje, o Lacre do Bem soma mais de 800 cadeiras de rodas doadas.

Serviço

Endereço para doação dos lacres:
Inova BH – Rua Maria Abdala Ibrahim, 45, bairro Engenho Nogueira

Sobre a Inova BH

Pioneira na Parceria Público Privada (PPP) em Educação do Brasil, com a Prefeitura de Belo Horizonte, beneficia aproximadamente 25 mil crianças, jovens e adultos da capital mineira. A concessionária é responsável pela construção e manutenção de 51 escolas, ao longo de 20 anos.

Sobre a Saúde BH

Parceria Público Privada (PPP) em Saúde do Brasil, com a Prefeitura de Belo Horizonte, beneficia aproximadamente 1 milhão de usuários da saúde pública primária da capital mineira. A concessionária é responsável pela construção e manutenção de 50 centros de saúde, ao longo de 20 anos.